Resenha: Antes que eu vá, Lauren Oliver

antes que eu va de lauren oliver

Autor: Lauren Oliver            Editora: Intrínseca Páginas: 368                      Ano:  2011

Classificação 4/5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino 

Sinopse:

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

” Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs… Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez. “

A primeira coisa que me chamou a atenção na nossa troca de olhares, foi o nome do livro e nesse momento eu senti que precisava te-lo. Mas como eu tinha acabado de comprar outro livro, resolvi deixar para próxima visita. Nesse período eu pesquisei para saber se valia mesmo a pena e…..nossa, a cada comentário meu desejo aumentava.

Antes que eu vá é um livro sensível, que faz refletir sobre atitudes e questionar se mudaria algo do passado.

A história é sobre a adolescente Samantha Kingston, se passa em uma sexta feira que tinha tudo para ser normal, (indo para a escola com as três melhores amigas, colando na prova, se sentindo vitoriosa por namorar o cara mais gato da escola, fazendo bulling com uma aluna da escola e bebendo até vomitar na festa do fim de semana) mas… ela morre no fim do dia.

Por obra do destino, ela acorda e percebe que é sexta feira novamente e não sabe se aquilo tudo foi um sonho ou não, no decorrer do dia ela percebe que tudo está repetindo, que o sonho dela está acontecendo e no fim do dia morre novamente.  O mesmo dia se repete por mais seis vezes da mesma forma e a cada dia Samantha tenta consertar seus erros na esperança que o fim do dia seja diferente. Com as novas chances de viver o último dia novamente, Samantha começa a repensar em suas atitudes e tenta mudar seu comportamento, ora para corrigir os erros, ora para se salvar. Ela tenta ser uma pessoa melhor e se questiona a ponto de conversar com o leitor.

“O que eu fiz realmente foi tão pior do que todo mundo faz? É realmente muito pior do que você faz? Pense a respeito”

E pode acreditar, você pensa.

“[…] É impressionante como as coisas mudam com facilidade, como é fácil começar na mesma estrada que sempre pega e parar em um lugar novo. Um passo em falso, uma pausa, um desvio, e você acaba com novos amigos, uma reputação ruim, um namorado, ou um término de namoro. Nunca me ocorreu antes; nunca pude enxergar. E me faz sentir, estranhamente, como todas essas possibilidades existissem simultaneamente como se cada momento que vivemos contivesse milhares de outros momentos diferentes […]”

O final do livro me deixou um pouco chocada, esperava outro final, mas não me decepcionou. É difícil falar sobre o livro e não soltar um spoiller, portanto, leia. Eu sei que você não vai se arrepender. 

Já leu o livro? Me conte o que achou.

Não leu? Comente também! =D

assinatura nova ana marys

2 comentários sobre “Resenha: Antes que eu vá, Lauren Oliver

Conte o que você achou!

