Resenha: Como eu era antes de você, Jojo Moyes

como eu era antes de você

Autor: Jojo Moyes       Editora: Intrínseca      Páginas: 320                Ano: 2013 

 Classificação 5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas                                                             

Sinopse:

 “Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.”

 – Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.” – Will

Nossa difícil dizer minha opinião sobre um livro que passou como um furacão e deixou vários estragos..li em uma semana, e isso foi o suficiente para vários sentimentos tomarem conta de mim e eu nem estava de tpm!

É uma história bonita, triste, romântica, sensível, com um final que me espantou e que vai te prender do inicio ao fim. E posso dizer que não estava preparada para o estava por vir…

Will e Clark são pessoas tão diferentes que parece impossível eles terem se entendido. A química e simplicidade entre os protagonistas vai fazer com que você se apaixone, sorria e sofra junto com eles.

Comentei tanto sobre o livro enquanto lia, que sem querer, três pessoas se interessaram e vão ler também!

Vamos lá,

Clark trabalha em um café a tanto tempo que eu nem lembro agora pra te contar, mora com os pais, o avô,  a irmã e o sobrinho, eles são uma família bem típica, o pai trabalha a anos em uma fabrica e vive sob uma pressão constante achando que será demitido por causa da idade, a mãe é dona de casa e cuida do avô que sofreu um derrame, a irmã saiu da faculdade por causa da gravidez e hoje trabalha em um floricultura, eu não lembro de terem falado onde está o pai da criança…

Ah, Clark namora Patrick a seis anos e por incrível que pareça nunca falaram sobre casamento ou morar juntos. Patrick está mais interessado com o próprio corpo e com a maratona que vai participar do que com a namorada, e Clark é tão songa monga que não se importa com a falta de interesse do namorado.

Bom, o salário de todos é essencial para as contas da casa e quando o café onde Clark trabalha encerra as atividades ela se vê desempregada e sem nenhuma qualificação, o que leva a um certo “desespero” financeiro na família.

Quando surge a vaga de cuidadora temporária, Clark é relutante. Ela não sabe cuidar do avô, quem dirá “limpar a bunda de um estranho”, mas acaba aceitando pois o salário é bem acima da média, e praticamente a vaga é para ser  “babá”, para fazer companhia e ficar de olho no paciente. 

“Seu corpo era apenas uma parte do pacote completo, algo para se lidar de vez em quando, em intervalos, antes de voltarmos a conversar. Para mim, tinha se tornado a parte menos interessante dele” – Clark.

Will, o paciente e novo patrão de Clark, é um homem de 35 anos, muito bonito e que ficou tetraplégico em um acidente a dois anos atrás. Antes do acidente Will era CEO de uma empresa, um executivo muito competente e que vivia a vida com muita intensidade, sempre viajando, conhecendo coisas novas, praticando vários esportes…e o acidente acabou com a vontade de fazer qualquer coisa, até mesmo de viver.

O inicio do relacionamento com Will é bem complicado, já que ele não aceita essa atual condição e trata a todos com muita arrogância. Mas aos poucos os dois se aproximam e se tornam grandes amigos, inclinados a um algo mais. E essa amizade/amor transforma a vida deles, de um jeito muito especial eles aprendem uma valiosa lição e tudo muda…para sempre.

“– Não posso ser o homem que quero ser com você. (…) isso apenas se transforma… em outro lembrete do que não sou.” – Will

Durante a leitura eu senti raiva da Clark, ela não tem sonhos, projetos, interesses… para ela as coisas estão boas do jeito que estão, e assim ela vai levando a vida. A irmã é retratada como a inteligente da família, já que foi a única a ir para a faculdade. Constantemente Clark é afrontada com isso e por incrível que pareça ela aceita e não se ofende, o namorado está cagando e andando para ela, e ela não faz nada, é muito acomodada. Sabe, deu vontade de dar uns tapas nela.

Senti raiva da mãe do Will, ela coloca tanta pressão em Clark como se fosse a única responsável em trazer de volta a vontade de viver dele.

Também senti vontade de bater em Will, principalmente no fim do livro…mas ao mesmo tempo penso o que faria se fosse comigo ou com alguém próximo…é complicado mesmo. Mas foi o personagem que mais me identifiquei, ele é sarcástico, mal-humorado e instiga Clark a procurar um sentido para vida, ele faz de tudo para tira-la da zona de conforto.

“É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente.” – Will

É uma leitura recomendável, ela vai mexer com você com certeza, vai te fazer refletir sobre sua vida, vai te fazer chorar e se apaixonar.

Se você já leu, me conta o que achou!

Se não leu, tá perdendo tempo!

Beijo, outro tchau!

assinatura nova ana

Anúncios

7 comentários sobre “Resenha: Como eu era antes de você, Jojo Moyes

  1. Luiza disse:

    Mds 😮 Tô pasma!
    Nunca parei pra ler alguma sinopse ou resenha da Jojo. Fui muito idiota em pensar que os livros dela eram “modinha de momento”, sabe? Só de ler a resenha fiquei arrepiada. Preciso desse livro urgente!

    Curtir

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s