Bibliotecas, a quantas andam?

10556456_927961757217776_6529672976851744987_n

 

 

 

 

 

 

Ahhhh nada como uma biblioteca amarrotada de livros não é mesmo? 

Quantas e quantas vezes  na minha juventude em barbacena fui em bibliotecas fazer trabalho de escola, eu e o papel almaço adorávamos ir lá, até mesmo quando não tinha trabalho para entregar eu ia! E nunca achei ruim ou demorado ter que procurar um livro que falasse do assunto que eu precisava, olhar o sumário, procurar a página e ler para saber se atendia o que eu precisava.

Gente era uma delicia!

Lembro que certa vez eu peguei um livro no primeiro horário de aula e a tarde eu voltei para devolver e pegar outro, a bibliotecária me perguntou umas 15x se eu tinha realmente lido o livro hahahahaha….tadinha, ela não devia receber muitas visitas.

Hoje a internet facilita muito as pesquisas mas ao mesmo tempo tira o prazer. Essa tirinha no começo do post ilustra bem a situação dos dias atuais, acredito que muitos jovens nunca foram a uma biblioteca, fazem todo o trabalho pela internet e se tornam pessoas preguiçosas e sem paciência. Muito triste.

Esses dias eu comentei aqui no blog que resolvi assistir Harry Potter, e o que me chamou a atenção foi o salgueiro lutador a biblioteca, enorme, lotada de livros e de alunos!! Quase chorei com a cena.

Na outra ponta do biblioteca temos a  danada da internet com suas facilidades e comodismos, nem posso falar mal, até porque sem ela eu não estaria aqui hoje e também não teria acesso aos livros quando fico sem $$$$. Muitas editoras já perceberam esse nicho de mercado e lançam cada vez mais livros online, o que deixa mais acessível para todos, e também temos o e-reader pra provar o sucesso da coisa.

Mas focando no assunto, aqui em São Paulo tem tantas bibliotecas legais e públicas, tem uma no centro da cidade, na região do Anhangabaú, eu já li um livro inteiro lá, na época eu saia do curso e  tinha três horas livres antes de ir pro trabalho e nesse meio tempo eu ia lá ler.

Mas para não deixar o assunto muito extenso, já que divide opiniões, acredito que um ponto em comum é que nós devemos incentivar as crianças e adolescentes a ler, porque bicho novo dá pra acostumar, incentiva a ir em bibliotecas pode ser da escola mesmo, dê livros de presentes, conversem sobre literatura da mesma forma que conversam sobre futebol, videogame ou cinema. É importante isso, porque assim você transforma uma criança em um cidadão consciente, culto, de opinião.

E você, incentiva a leitura?

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

Conte o que você achou!

