Resenha: Freud me tira Dessa!, Laura Conrado

freud me tira dessa

Autora: Laura Conrado        Editora: Novo Século Páginas: 212                    Ano:  2012

Classificação 3.5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas

Sinopse:

“Freud, me tira desta!” narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história.

“O ódio espuma.

A preguiça se derrama.

A gula engorda.

A avareza acumula.

A luxúria se oferece.

O orgulho brilha.

Só a inveja se esconde.”

Zuenir Ventura

 

 ” Protagonizei um barraco digno de programas populares, em que mães abandonadas vão pedir prova de DNA na televisão. Eu não sabia brigar direito, mas tentava.”

Ri muito e me identifiquei em várias situações! Todo mundo tem uma amiga igual a Catarina ou é a própria Catarina rs.

Catarina tem 23 anos, recém formada, está morando sozinha pela primeira vez em BH. Tudo está indo bem, tem um apê bacana, um emprego ótimo, carro, curso de inglês, amigas…Mas a vida amorosa…ahhh a vida amorosa..tá uma b*sta!

Todos os caras com quem Cat se envolve a dispensa pra voltar com a ex ou porque arrumou uma namorada. Como ela mesmo diz: ” Eu sou uma agente catalisador de retomadas. Era como se ficar comigo fosse o necessário para o cara ver que amava mesmo a outra.”

A história da Catarina se encaixa na vida de muitas mulheres, ela se sente rejeitada pela mãe, acha que a irmã mais nova, Amanda, é a preferida, faz drama com tudo, tem a auto-estima bem abalada…assim, é tipo eu, você e geral  por aí né rs

A parte que ela sai no tapa com a irmã me fez rir muito! Explicando: A Amanda aproveitou que a Catarina não morava mais com a família e guardou suas coisas no guarda roupa da irmã. Catarina ficou louca! Achou um abuso! Já não bastava a Amanda estar namorando um rapaz que Catarina foi apaixonada na escola, agora vai roubar o guarda roupa dela também?! Ahhh não! hahahahahahah

Mas a irmã dela foi bem sacana mesmo fazendo outras coisas…coisas de irmã, até a minha já aprontou essa do guarda roupa comigo.

” Por que a minha irmã estava me contando isso na frente dele? Por que não falou comigo sozinha? Devia ser o medo de apanhar, lógico. E eu ia bater! “

Catarina foca só nas coisas ruins, ela não se sente realizada por ter conquistado tanta coisa na vida profissional, é como se sucesso para ela fosse ter um namorado. E ela tem consciência disso! Tanto que ela procura ajuda de um terapeuta para conseguir se aceitar. Pena que ela se apaixona pelo terapeuta. Gente, como mulher é complicada rs.

Confesso que quando isso aconteceu eu fiquei brava. Já não basta levar um monte de fora a pessoa vai lá e se mete nessa de paixão platônica!

 ” Luiz me deu muitos lenços para as lágrimas e para o nariz que parecia colocar para fora o catarro de uma vida inteira.”

 

” Era a primeira vez que dizia aquilo em voz alta. Por mais que me doesse falar, parecia que dividir me aliviava.”

O engraçado, mais uma vez, é que eu conheço muitas mulheres assim, que reclamam todos os dias por não terem um namorado. Que procuram namorado na balada, que engatam relacionamentos sabendo que não vai dar certo. Isso nem Freud resolve.

E um conselho pessoal: quando você para de procurar, aparece. (Aconteceu isso comigo rs)

Recomendo a leitura! É rápida, fácil e divertida. 

  “Mas estar com alguém é isso, Catarina. É deixar a outra pessoa te ver como você é. É estar exposto, correr o risco.”

 Ah e eu li esse livro pelo site Le Livros, aquele que eu comentei esses dias aqui!

E você já leu? Vai ler?

Me conta depois o que achou!

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

Anúncios

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s