Doenças inspiradas na literatura!

Apresentação2

Vi essa matéria no Cabine Literária e achei tão interessante!!

Já conhecia algumas síndromes, como a do Peter Pan e do Otelo…mas a loucura não para aí. Não, não. O ser humano sempre consegue se superar, por exemplo comer cabelo. Quem nunca?! hahahaha

O engraçado também é começar a ler e perceber que tem pessoas próximas com alguma dessas síndromes, a mais comum é a “síndrome Huckleberry Finn” hehe.

Dá uma checada: 

Síndrome de Dorian Gray

A síndrome causa uma preocupação exagerada do indivíduo com a própria aparência, acompanhada de dificuldades em lidar com o processo de envelhecimento natural. A doença leva a pessoa ao consumo excessivo de cosméticos e cirurgias plásticas. O nome é uma alusão ao romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

Síndrome de Madame Bovary

Nome inspirado no romance de Gustavo Flaubert (1857). A vítima tende a ver o mundo de uma forma excessivamente idealizada que é destruída pela realidade, que nunca atende às suas expectativas. Esta frustração contínua entre os ideais e a realidade cria uma insatisfação crônica.

Síndrome de Peter Pan

Também pode ser conhecida como Síndrome do homem que nunca cresce. Ela caracteriza-se por determinados comportamentos imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais. Segundo Dan Kiley, autor do livro “The Peter Pan Syndrome”, o indivíduo tende a apresentar rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência e negação ao envelhecimento. No entanto não há evidências de que esta síndrome seja uma doença psicológica real, e por isso não está referenciada nos manuais de transtornos mentais.

Síndrome de Alice no país das maravilhas

Também é conhecida como síndrome de Todd, é uma doença que provoca alucinações. Ocorre uma distorção de realidade, dando a impressão de que objetos são menores ou maiores do que realmente são. Também ocorrem alucinações com o próprio corpo, fazendo a pessoa acreditar que seu corpo está mudando de forma e tamanho. A síndrome leva o nome da personagem de Lewis Carroll, pois na história ela muda de tamanho ao ingerir cogumelos e bebidas que encontra pelo caminho. A condição teria ligação com enxaquecas e com epilepsia, mas estudos que determinam suas causas ainda estão sendo conduzidos.

Síndrome de Rapunzel

É uma doença também chamada de Tricofagia. É um transtorno comportamental em que a pessoa ingere cabelo descontroladamente. A gravidade da doença está no acúmulo de cabelo no sistema digestivo, o que causa sérios danos gastrointestinais, podendo chegar a necessidade de intervenções cirúrgicas. Em raras ocasiões, a massa gástrica “cabeluda” estende-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso, semelhante aos cabelos da personagem dos livros infantis (Rapunzel). Mas, nem todos que arrancam os cabelos são tricófagos. Quem apenas os arranca sem ingerir, sofre de tricotilomania que é uma anomalia na qual a vítima se satisfaz em arrancar continuamente os fios de cabelo.

Síndrome de Otelo

Inspirado no personagem de William Shakespeare, a síndrome é um ciúme patológico e carrega o sentimento de estar sendo traído. Em Otelo, o Mouro de Veneza, o personagem título é devorado pelas suspeitas infundadas de que sua esposa, Desdêmona, estaria o traindo.

Síndrome de Huckleberry Finn

Inspirada em As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain (1884), a síndrome é se caracterizada por um adulto que encontra dificuldade para assumir responsabilidades, no âmbito profissional ou afetivo. O transtorno faz relação entre a infância problemática e atitudes erráticas na vida adulta, causando instabilidade profissional, por exemplo. Segundo o Steadman’s Medical Eponyms, a condição seria despertada por sentimentos de rejeição.

 

E aí, conhece alguém com alguma dessas síndromes? Ou é você que tem? 😀

Conta aqui!

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

Anúncios

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s