Resenha: Boneca de Ossos, Holly Black

BONECA_DE_OSSOS

Autor: Holly Black            Editora: Novo Conceito Páginas: 221                       Ano:  2013

Classificação 3/5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas

Sinopse:

Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo…

Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha ¿ e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram… A missão se transforma em uma jornada de arrepiar.

Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

“Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passavam de mentiras”

Confesso que não foi uma leitura tão agradável quanto pensei que seria. Mas a culpa é minha mesmo, eu não prestei atenção na classificação etária. Na minha opinião ele é indicado para menores de 13 anos. Eu leria ele para alguma criança ou indicaria sem problemas.

É também difícil contar sobre o livro porque a sinopse é muito detalhada e completa. Resta apenas dar minhas 20141223_151127opiniões pessoais.

O livro narra a história de três amigos com doze anos de idade e uma imaginação invejável. Eu fiquei fascinada de como eles se entregam as histórias que criam. Todos os dias depois da aula eles se reúnem  para criar histórias com seus bonecos e são histórias realmente boas. Todas as histórias envolvem uma boneca de porcelana que a mãe de Poppy tem guardada e proíbe que toquem nela. A boneca é bem assustadora e para completar é feita de ossos o que estimulou muito a imaginação das crianças.

Quando o pai de Zach o proíbe de brincar ele não conta o verdadeiro motivo para as meninas e elas ficam arrasadas. Dois dias depois Poppy conta que a alma da boneca de porcelana foi até ela e pediu para ser enterrada e conseguir enfim descansar em paz.

” Ela não descansará até a gente enterra-la. E não vai nos deixar descansar também. Ela prometeu nos atormentar se não ajudarmos.”

Poppy sugere aos amigos que essa seja a ultima aventura deles e após muita insistência ela consegue convence-los. Eles saem no meio da madrugada para outra cidade a fim de encontrar o cemitério que a boneca deve ser enterrada. Essas crianças tem mais sorte do que juízo.

Na maior parte da história eu senti raiva da Poppy, ela é muito autoritária e até agora eu fico pensando se ela inventou essa história ou se era verdade. E claro, senti medo da boneca, quem me conhece sabe que eu tenho pavor de bonecas e ficar nesse dilema ” será que a boneca se mexeu mesmo? Será que ela está possuída mesmo?” foi angustiante.

20141223_151017As crianças também tem muita imaginação, elas associam tudo ao fato da boneca estar assombrada e toda a aventura e sentimentos ficam intensificados levando o leitor a se confundir do que é real ou não.

O livro tem uma pegada obscura mas não assusta e passa também lições sobre amizade e relações familiares. Durante a leitura você encontra ilustrações sobre as cenas descritas. Eu lembrei da época que pegava livros na biblioteca e só queria aqueles com desenhos rs. Como eu disse é um livro infantil, não espere você com trinta anos sentir medo dele ou vai sentir né, nunca se sabe.

“Foi como um soco no estomago. William, a Lâmina, Max Caçador e todos os outros estavam mortos. Sem eles as histórias estariam mortas também.”

 E vocês já leram? Vão ler? Conta aqui!

Beijo, outro, tchau!

assinatura nova ana marys

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha: Boneca de Ossos, Holly Black

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s