Resenha: Segredos e Mentiras, Diane Chamberlain

Segredos e mentiras

Autor:  Diane Chamberlain        Editora: Arqueiro Páginas: 288                                 Ano:  2014

Classificação 5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas

Sinopse:

 Se você gostou de O guardião de memórias, vai se emocionar com esta história comovente.

“Um mistério de cortar o coração. Uma narrativa ao mesmo tempo doce e amarga sobre arrependimento e esperança.” – Publishers Weekly

Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida. Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões. Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?

“… de repente fui assolada pela verdade que me pegava desprevenida a todo momento – no meio de uma aula, durante a seleção de elenco para uma peça da escola, enquanto lavava roupa: Sam nunca mais voltaria.”

Andava fissurada e apegada por demais as minhas loucas ficções, que resolvi mudar um pouco.
Borá lá ver se eu choro…

Segredos e Mentiras é narrado pela perspectiva de várias pessoas, alterna-se entre presente e passado mas é tudo bem amarradinho e surpreendente, na realidade parece uma novela de tantos segredos, mistérios e mentiras, laços de família, amizades, traições…

Enfim, Tara e Emerson (Emy) se conheceram na faculdade e viraram grandes amigas.
Tara é casada com Sam , com quem namora desde a faculdade, tem uma filha adolescente chamada Grace.
Emy é casada com Ted e tem filha chamada Jenny. ( Jenny e Grace são melhores amigas, assim como suas mães).
Noelle na época era aspirante a parteira ( profissão que herdou de sua mãe, uma bondosa senhora que criou a filha sozinha após ser trocada e abandonada pelo marido), cursava enfermagem, (já era veterana na faculdade quando conheceu Tara, Sam e Emy) teve uma vida sofrida em meio a pobreza e segredos que a rondavam desde criança, cresceu e tornou-se uma mulher misteriosa, até um pouco esquisita e cheia de seus próprios mistérios que não revelou nem para suas melhores amigas.

“Era bom que tivesse isso, pensou. Sim, traíra uma das suas melhores amigas e sabia que isso a assombraria para sempre, mas precisava disso… Do contrário, passaria anos, décadas, sonhando com ele…”
“Pisou no acelerador e atravessou o cruzamento, afastando-se a toda a velocidade do homem e de seus gritos, torcendo para sumir na escuridão tão rápido que ele nem conseguisse memorizar sua placa.”

Um belo dia sem nenhum sinal, aviso ou mudança no comportamento, a bonita resolve cometer suicídio e leva consigo esses segredinhos que dá até raiva.
Tara e Emy ficam arrasadas com a atitude da amiga que em momento algum demonstrou depressão, tristeza ou qualquer outro indicio de estar “doente”. Em busca de respostas, procuram em sua casa simples e nada organizada alguma pista que possa revelar no que amiga estava pensando quando cometeu esse erro sem volta.

Em meio a seus registros de partos bem sucedidos, encontram uma carta inacabada escrita para “Anna”.

Em todos esses anos Noelle jamais havia mencionado esse nome, e o conteúdo da carta acaba iniciando uma busca implacável que pode destruir uma família.
Tara e Emerson começam simplesmente a “redescobrir” a amiga ou o que quer ela realmente fosse.

Em meio a alguns acontecimentos descobrem ainda que Noelle não executava seu oficio de parteira a muitos anos, mas essa não era a verdade que conheciam.
E que a mesma havia tido um bebê, mas ela nunca esteve grávida!
Na verdade elas acabam descobrindo que não sabiam nada sobre a grande amiga de longa data.

“Quando se tem uma amiga, ponderei uma boa amiga, uma pessoa que você ama, e se descobre que ela fez algo abominável, por acaso esse amor acaba? – Tara”
 “Eu precisava ligar para Tara. Não daria conta disso sozinha. Tara e eu saberíamos o que fazer. Juntas, descobriríamos o que havia acontecido. Juntas, nós duas sabíamos tudo o que se poderia saber sobre Noelle”

É difícil dizer mais sobre esse livro, pois uma frase, uma informação a mais seria spoiler.
Estava na metade do livro, lendo-o a quase uma semana, a história continuava interessante, com uma descoberta a cada capítulo, mas eu não queria termina-lo, já havia imaginado toda a “teia” da história em minha mente, quando BOOOM! Uma frase, uma data me fez acelerar a leitura de um jeito que eu só parei quando li a palavra “Agradecimentos”, não consegui desgrudar dele, do meio para o final, acontecem tantas coisas, tantas revelações sem contar as que acontecem antes que já te deixam com cara de: Ãhn? O que foi? Não acredito!
Mas….Voltando ao livro, algumas descobertas acabam desencadeando uma busca pelo passado, pela verdade, uma verdade que pode mudar o futuro.

Quem realmente era Noelle? Quem foi Anna nessa história toda? Porque Noelle escondeu das amigas que havia abandonado seu ofício? Porque interrompeu a própria vida dessa maneira? Onde está o bebê que ela teve?

“Ainda assim, na minha frente jazia a prova – nossa amiga, que se fora para sempre – de que, na verdade, não sabíamos de nada.”
“Haveria tempo mais tarde para pensarmos em nosso futuro novo e incerto. Tudo o que eu sabia era que o enfrentaríamos juntos.”

Você já leu? Já sabe? Conte-me o que achou!

Ainda não leu? Comente também!

Boa leitura pessoal!
Segredos e Mentiras: Recomendação de mãe hein 😉

assinatura natalia

Anúncios

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s