Ressaca Literária

ressaca

Nós temos a primeira vez pra tudo nessa vida, primeiro beijo, primeiro livro,  primeiro tombo na escola, primeiro porre…e falando em porre, gostaria de avisar que estou tendo minha primeira ressaca literária! Tomei um porre de livros e agora não aguento mais ler.

Custei a admitir isso a mim mesma,  afinal eu tenho um blog de livros e preciso ler! E como se não bastasse a ressaca, todos meus meios de comunicação resolveram parar de funcionar! Notebook, tablet e televisão quebrados/queimados, arrumei um note emprestado e com três dias ele queimou. Meu celular está até com medo de mim! Nem seguro ele por muito tempo!

E estou com tantos livros pra ler que parte o coração ficar assim!

Mas fazer o que, agora é pegar leve. Uma coisa que aprendi é que nunca mais vou estipular metas de leitura! Isso foi péssimo para mim! Vou voltar a ler por prazer e no meu ritmo!

E para quem quer saber mais sobre ressaca literária, segue alguns trechos de uma matéria muito interessante que vi no blog PERDIDO EM PALAVRAS.

Vamos lá!

O que é a bendita Ressaca Literária?

A ressaca literária nada mais é do que a incapacidade de iniciar uma nova leitura após aquele livro que você amou de paixão ou então, para piorar, daquele que você odiou com todas as suas forças……Além dessa ressaca literária, temos outro tipo que não está ligado às leituras recorrentes: A ressaca causada pelo cansaço emocional, estress no trabalho e pressão de outras coisas.

Nestes momentos em que você está cansado de tanto trabalho, faculdade, filhos (quem tem) e outras coisas que deixam sua mente cansada, você simplesmente não consegue se unir ao livro que está lendo, por mais que ele seja de seu autor(a) preferido (a). Pelo menos comigo, parece que não consigo me conectar à história que está se desenrolando, a leitura não rende e poom, eu acabo deixando o livro de lado.

Como evitar uma ressaca literária?

1º: Jamais leia uma série, trilogia e etc, toda de uma vez, sem pausa. 

2º: Procure variar os gêneros que lê. 

3º: Não leia por obrigação. A partir do momento em que você se auto impõe que deve ler tal livro, a leitura não fica mais tão emocionante e satisfatória, por mais que você goste da autora e tals. Isso vai fazer com que o livro fique cansativo, não rende e no final, além de você não gostar tanto igual gostaria se lesse sem compromisso, você vai ficar com uma bela ressaca.

4º Não trace metas de leitura. Vocês agora devem estar querendo me dizer que metas deixam as coisas mais organizadas e tudo mais, mas pensem, a sensação de você olhar a sua estante e escolher aleatoriamente o que quer ler é muito boa, não é? Pois bem, a partir do momento em que você traça uma meta dos livros que quer ler no mês, você está perdendo essa sensação e ainda sim, vai ficar se cobrando caso não consiga cumprir a meta. Dai chega o meio mês, você acaba entrando no tópico numero 3, você começa a se cobrar e a ler os livros da meta por obrigação de conseguir bate-la. Depois disso, você acaba ficando cansado e com isso, olha quem vem de novo: A Ressaca Literária.

E quando a ressaca literária te pega, o que fazer?

Que fique claro antes de tudo, que isto nem sempre funciona para se livrar da ressaca…Bom, quando a ressaca me pega, eu costumo ler algo leve, sem muita necessidade…., descanse um pouco, assista séries de tv, filmes e outras coisas, porque ficar forçando também acaba piorando a situação.”

separador-lápiz-3

E ai gente,  tem alguém passando por isso? Já passaram? Então comenta aqui e vamos nos consolar!

Beijo, outro,  tchau!

assinatura ana

 

13 comentários sobre “Ressaca Literária

  1. Mila Freire disse:

    Tive uma ressaca desse tipo ao tentar ler os cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo sem interrupção. Me curei assistindo séries e levei o dobro do tempo que eu havia estipulado para concluir a minha leitura.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Berma disse:

    Pois é Ana… Tive essa ressaca no início do ano passado… Difícil mesmo… Eu dei um tempo e fiquei com meu world of warcraft ate a ressaca passar.
    Esse post está muito bom, é seguir essas dicas mesmo, sendo que acho que o mais importante é não ler com meta ou por obrigação… a leitura sempre deve ser um prazer!!!!
    Espero que saia logo dessa!! hehehe
    bjs

    Curtir

  3. Lilian disse:

    Não consigo me concentrar em leitura alguma depois de ler 1 livro por noite durante 1 mês sem parar, quero continuar lendo mas meu cérebro não obedece 😦 dor de cabeça,olhos,muitooo sono e irritação

    Curtir

    • Ana Buranello disse:

      Oi Liz!

      Esse livro da Carina Rissi está me rondando faz tempo já, vou acabar lendo e tantas críticas positivas! E o melhor é que tem em pdf né hahahah

      Nossa tô lendo um agora que tá sugando minha alma, não acaba nunca mais hahahah

      Obrigada pela indicação e vamos fugir dessa ressaca!

      Curtir

Conte o que você achou!

