Campanha: We Need Diverse Books

Screen Shot 2014-11-03 at 11.55.38 AM

rosa choque com essa campanha!

Ela ainda não chegou no Brasil e espero sinceramente que chegue, assim os livros ganharão destaque por aqui.

Então, de acordo com o meu inglês verbo to be, a campanha pede que os autores explorem mais o universo literário, que saiam do padrão. Por exemplo, que as protagonistas sejam gordas, baixas, negras…Ou que os heróis sejam deficientes físicos, tenham olhos escuros, carecas…Ou qualquer outra coisa que saia do comum!

Dessa forma as pessoas vão se identificar com as histórias e as crianças vão ver que elas podem fazer qualquer coisa independente de sua condição e também que elas se encaixam na sociedade.

Entenderam? Estão pedindo que as histórias saiam da caixinha rs.

E tem alguns escritores participando dela, como o David Levithan.

Aqui está o site oficial da campanha We Need Diverse Books, tem muitas fotos e videos, vale a pena a visita!

Selecionei algumas fotos para vocês:

card_28

” Nós precisamos de diversidade nos livros por que doença mental é real”

card_38

Precisamos de diversidade nos livros por que somos pessoas diferentes.

card_39

Precisamos de diversidade nos livros, para que dessa forma e para o resto de sua vida, você possa ler histórias sobre pessoas como eu.

899a0abd0750c113817e14fd55c5ddc4

Nós precisamos diversificar os livros porque eu sou uma criança com uma deficiência de crescimento e nunca vi pessoas pequenas como heróis até o filme “Willow”. Todo mundo merece ter sua história contada.

E bora lá participar da campanha! 😀 Não esqueçam de marcar a gente nas redes sociais!

Ana Entre Livros e Transitos

Hehe

Claro que vou convidar meus amigos blogueiros a participarem também e os colaboradores aqui do blog! 😀

Bibliotecária Leitora

Livros com Pipoca

Caindo nos Livros

Fragmento Literário

Meu mundo preto e rosa

Quase uma jornalista

Mais um Leitor

Addicted to Books 

Digavando

Eita é muita gente, vai ficar uma lista enorme hahahaha. Bom, estão todos convidados!

Up date!

A campanha vai além de esteriótipos. Percebi pelos comentários no face que algumas leitores acharam bobeira e outros nem reparam no tipo físico do personagem. Mas vocês já pararam pra pensar na quantidade de pessoas que sofrem algum tipo de preconceito por que ela foge do que a sociedade considera normal? Por que o personagem gordinho sempre tem que ser bobão ou engraçado? Por que quase não vemos princesas negras? Por que anão é sempre motivo de piadas? 

A resposta é que é isso que nós ouvimos desde crianças, é isso que nós lemos desde sempre. É raro encontrar histórias com personagens diferentes sem ser ridicularizado. Se alguém escrever um livro onde um anão é o herói ou príncipe, certeza que será polêmico. A questão é tão profunda que passaria horas aqui tentando explicar. Mas se você não concorda, é bem simples, não participe. Se você se identificou, participe! 

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

Anúncios

9 comentários sobre “Campanha: We Need Diverse Books

  1. My Little Wonderland disse:

    Oi, Ana.
    Simplesmente amei a campanha! Na verdade sempre me interesso mais por um livro quando os personagens são mais autênticos e reais. Tem muitos livros e escritores da “moda” que pensam tanto na historia que esquece do personagem, o que para mim acaba deixando a obra bem chatinha ou artificial demais.
    Estava sem computador por um tempo por isso não estava comentado com tanta frequência, depois mando um e-mail.
    Beijos,
    Cami, http://www.mylittlewonderland.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    • Ana Buranello disse:

      Oi Thati! Nossa que incrível sua iniciativa, vou procurar seus livros já!
      E falando sobre personagens acho que é importante é criar personagens que fogem dos padrões mas sem ridicularizar. Como um gordinho que é super engraçado e atrapalhado ou uma menina feia que sofre bulling e só depois percebem que ela é linda por dentro. Entende?
      As crianças principalmente, precisam de personagens reais, iguais a elas, assim elas podem crescer se sentindo parte da sociedade. Gostei bastante dessa campanha também! Tira uma foto e me avisa! 😀
      Beijos.

      Curtir

  2. danielavieira89 disse:

    Oii Ana!! Vou divulgar esta ideia com certeza! É bem interessante o projeto, como você disse… geralmente as pessoas que são gays, gordas, anãs, são retratadas de forma *idiota* no texto. Porque sempre tem que sofrer bulliyng, porque sempre tem que ser os coitadinhos, porque sempre tem que ser diferentes? São pessoas como nós também. Acho tão imbecil este tipo de preconceito, que nem vale a pena estender muito o comentário. Já sei que você tem a mesma opinião que a minha mesmo kkkk
    beijão!!

    Curtido por 1 pessoa

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s