Resenha: O Cirurgião, Tess Gerritsen

O-Cirurgiao

Autora: Tess Gerritsen                Editora: Record Páginas: 379                      Ano: 2001

Classificação 5/5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas

Sinopse:

Boston, Massachusetts. Verão com dias úmidos e noites abafadas.

Nessas madrugadas quentes, muitas pessoas deixam suas janelas abertas a espera de uma brisa noturna. O que elas não esperam é que alguém as esteja espreitando. Mulheres, que moram sozinhas e levam suas vidas corriqueiras, dormem tranquilas em suas casas, mas então o mau as observa e as escolhe. Com a determinação de um caçador ele as domina em sua própria cama, amarra seus membros e dorso, tapa suas bocas com fita adesiva, e o mais importante, as mantém acordadas, bem despertas, para que possam acompanhar todo o horror a que se serão submetidas nas intermináveis horas que se seguem. Com a destreza e firmeza de um cirurgião, abre uma incisão em seu ventre e lhes arranca o que as caracterizam como mulher: seu útero. E em meio ao terror absoluto, ainda vivas, veem seu agressor transformar seu abdômen numa poça de sangue, para que logo após, agindo com precisão, lhes aplica um golpe de misericórdia cortando suas gargantas, limpando toda cena do crime e dobrando suas camisolas metodicamente.

“Para um caçador, não existe nada mais excitante do que o cheiro de uma presa ferida”.

Dra. Catherine Cordell, médica cirurgiã de um Pronto Socorro sabe exatamente o que essas mulheres passaram. Ela sobreviveu a um ataque brutal da mesma natureza há 2 anos, em Savannah, mas conseguiu matar seu agressor.

Guarda essa triste parte de sua história para si e aproveita seu dia a dia tumultuado e sua grande competência como cirurgiã para camuflar o medo que a atormenta. Quando chega em casa, tenta não permitir que o mal a encontre novamente, e em meio a alarmes e sistemas de segurança, encontra consolo em grupos de ajuda na internet. Mas isso não a protege de seus pensamentos.

Ela não é mais a mesma desde seu trauma, nunca será.

“ Por mais que você tente manter a ordem em sua vida, por mais que você tente se guardar contra erros, contra imperfeiçoes, sempre há alguma mancha, alguma falha, espreitando onde não pode ser vista. Aguardando para surpreender você.”

Casos de mulheres violentadas e brutalmente assassinadas começam a aparecer neste verão e apesar do assassino de Cordell ter sido morto, as semelhanças são inegáveis. Detalhes nunca antes apresentados na mídia se tornam recorrentes nas cenas analisadas. Tudo remete ao caso da Dra Cordell. Seria um imitador? Será que ele veio reclamar o que é dele e lhe foi negado há dois anos?

“ Por mais cuidadosas que sejamos, o mal sabe onde nós moramos, pensou. Ele sabe como nos encontrar.”

A detetive de homicídios Jane Rizzoli, encarregada do caso, faz de tudo para que sua feminilidade não transpareça, age de maneira bruta, tentando parecer mais durona do que o restante de sua equipe, pois precisa provar aos muitos homens de seu departamento que é capaz. Ela trabalhará juntamente com o detetive Thomas Moore, um viúvo, calmo e observador e que em nada se parece com ela.

Eles precisam deixar suas diferenças em segundo plano e ao menos se aturarem para que o trabalho em equipe seja efetivo e para que tenham sucesso na investigação. A confiança entre eles precisa se estabelecer antes que mais mulheres tenham suas vidas ceifadas.

Tess Gerritsen, chinesa, radicada nos EUA, médica patologista de formação, iniciou sua carreira como escritora após o nascimento de seus filhos, pois precisava passar mais tempo com eles e escrever lhe permitia que ficasse mais em casa (que sonho…)! Desde o início optou pelos thrillers médicos, uma vez que pela sua formação pode descrever com precisão os procedimentos e a anatomia humana.

Nem preciso dizer o quanto gosto de thrillers médicos!!! Adoro as descrições e os detalhes quando bem apresentados, e Tess faz isso de maneira única e primorosa e mesmo aos que não tem familiaridade com termos e rotinas médicas, ela descreve os procedimentos de forma clara e simples. Ela une seus conhecimentos médicos a investigação forense e o resultado é fascinante.

Mas, se você treme só de ouvir sobre sangue ou necropsias, essa leitura pode não ser tão agradável assim! rs

O Cirurgião é o primeiro livro do que ficou conhecido como Série Rizzoli e Isles. São 11 livros até o momento, sendo 10 publicados no Brasil. O personagem da detetive Jane se desenvolve e no decorrer dos livros se estabelece cada vez mais forte. Dra Maura Isles, é a médica legista que surge em seu próximo livro, O aprendiz, e acompanha Jane em suas investigações.

Devido ao sucesso dos livros, a TNT resolveu gravar uma série televisiva que leva o nome Rizzoli & Isles e que teve os direitos de exibição comprados pelo SBT e Space, mas que em nenhum momento se parece com a dupla apresentada nos livros! Podem me julgar agora, mas a série de TV apresenta as personagens totalmente estereotipadas, surgem como lindas detetives, sempre arrumadas, barbies contra o crime (será que é clichê??), grandes amigas que trabalham juntas e se completam apesar de serem opostas em tudo. Desculpa, mas nada tem a ver com as personagens tão bem delineadas na obra.

Apesar da minha desaprovação, que não foi levada em consideração pelos produtores (!), a série teve seus direitos de exibição renovados e continua a fazer sucesso, principalmente nos EUA. Leia um dos livros que a dupla trabalha junto e tire sua conclusão…posso estar sendo chata demais! rsrs

Tess escreve de maneira detalhada, com personagens bem trabalhados, aborda questões delicadas como estupro e preconceito em relação as mulheres. Constrói um suspense envolvente, que ao mesmo tempo te aproxima do horror vivido pelas vítimas e faz com que você se sinta próxima ao assassino. É o tipo de leitura que flui, cadenciada e intrigante e faz com que você queira terminá-la em um final de semana.

Apesar de ser uma série, os livros tem começo, meio e fim o que permite que você não siga a ordem de lançamento e não prejudique seu entendimento quanto aos personagens e a trama. Vale a leitura com certeza!

Até a próxima!

assinatura camila

Anúncios

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s