19/06 Dia do Cinema Brasileiro

cinema-brasileiro

Para os amantes do cinema brasileiro, hoje é um dia para celebrar! Afinal o nosso cinema está comemorando 117 anos de vida! Tudo bem que nem todos os anos foram agraciados com bons filmes, masssssssssss o importante é comemorar!

Ah você não sabia que hoje era dia do cinema brasileiro? Ahhh você nem sabia que existia essa data? Tudo bem! Eu descobri esses dias também!

Então para comemorar esse dia azul e amarelo com 117 velinhas para serem assopradas, trouxe para vocês uma lista de 19 filmes brasileiros que valem a pena assistir e outros que é melhor você passar longe do play! Mas antes a Tia Ana vai explicar da onde surgiu essa data!

Origem do Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho porque foi nesse dia que Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Afonso Segreto fez então imagens da entrada da baía de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil – a primeira filmagem em território nacional. Afonso Segreto era italiano de nascença.

Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema. fonte: Calendarr

Tenho a impressão que todo filme com o Selton Mello é bom, se bem que “O Palhaço” dividiu opiniões…como esse eu não assisti não vou dar minha opinião, mas fica a dica!

Ah e vocês já repararam que todo filme brasileiro tem cinquenta mil patrocinadores e quando começa a aparecer o logo de todas as empresas que ajudaram, você sai da sala, estoura a pipoca, posta no face que está assistindo o filme, faz um xixi, volta e ainda está nos patrocinadores?!

Vamos lá!

Lisbela e o Prisioneiro

Lisbela

A primeira vez que assisti foi na temperatura máxima na globo, e fiquei apaixonada pela história, pela fotografia, pelos personagens, pelo sotaque, por tudo! O filme conta a história de Lisbela, a filha do coronel, que se apaixona por um cabra safado, pobre e lindo rs. E não pense que  é só mais uma historinha de amor! No meio disso tudo surgem um assassino, uma amante que por sinal é esposa do assassino, um mauricinho metido besta e policiais que não entendo como se tornaram policiais. Recomendo sem dúvida! Ah e esse filme foi inspirado em um livro do Osman Lins.

O Auto da Compadecida

o auto

A peça teatral de Ariano Suassuna foi adaptado para o cinema e se tornou um sucesso! Já assisti um milhão de vezes, assistirei mais um milhão de vezes e sempre vou me divertir com a história! Grande parte da história se passa durante um julgamento onde Deus e o diabo decidem qual cidadão vai para o céu e o inferno, e durante o julgamento conhecemos a história de cada um. Garanto risadas, risadas e risadas! É missão impossível não gostar!

Até que sorte nos separe

até que a sorte

Sabe quando você não dá nada pra um filme e se surpreende? Pois é, esse filme fez isso comigo. Nada de humor escrachado, com mulheres semi nuas e palavrão! Não, não. Temos apenas personagens estereotipados, mas é filme de humor né? Na história conhecemos um casal que ganhou na loteria e de repente se veêm sem dinheiro novamente. São situações hilárias. A Daniele Winits está perfeita no papel e o Aílton Graça fingindo ser um decorador gay é perfeito! Só lembro dele dizendo ” é vintage” hahaha.

Qualquer gato vira lata

qq gato

Nunca tinha ouvido falar desse filme e de repente se tornou um dos meu favoritos! A personagem principal é muito parecida com muitas mulheres por aí. Inseguras, carentes, que pegam no pé do cara e tem o dedo podre pra escolher homem. Mas tudo está para mudar quando ela encontra um professor que decide ajudá-la a conquistar o homem dos sonhos e de quebra vai fazer um trabalho sobre o comportamento humano. Filme ótimo, engraçado e a mulherada vai se identificar rs.

Minha mãe é uma peça

minha mãe

Nunca mais parei de rir. Só digo isso.

S.O.S Mulheres ao Mar

mulheres ao mar

Assisti esse filme por indicação e insistência de uma amiga. Gente o filme é muito bom de verdade! Conta sobre uma mulher que é abandonada pelo marido e fica arrasada. Azamigas decidem fazer um cruzeiro para que ela saia dessa deprê, o problema é que o ex-marido também está no navio e com a nova namorada! Ri muito! E a personagem Thalita Carauta está ótima!

Tropa de elite

200px-TropaDeElitePoster

Esse filme foi inspirado no livro ” Elite da Tropa” e foi um explosão tchacabum no ano de lançamento. Fez tanto sucesso que até hoje as pessoas usam as expressões do filme, como ” pede pra sair 01″.  Exageraram nos palavrões mas é um ótimo filme. Não vou falar a história por que todo mundo conhece já rs.

Meu pé de laranja lima

Indicação do Everton Mazzo

meu pé de laranja

Já sentiu que esse filme foi inspirado no livro né? E ambos são bons!  A história é sobre um garoto de oito anos muito pobre com uma grande imaginação e que apanha do pai alcoólatra. Quando muda de casa encontra um pé de laranja lima, que ele apelida de Minguinho. No entanto, por ser extremamente extrovertido ele acaba arranjado diversas confusões. Numa delas, ele tenta surfar no para-choque do “Portuga”, é flagrado e o mesmo lhe dá diversas palmadas. O garoto se sente humilhado e quer se vingar, no entanto o Portuga acaba compreendendo Zezé, que por sua vez compartilha de seu mundo de fantasias com o senhor; e uma nova amizade surge.

Tim Maia

Indicação da Rosângela Rhafaelle

021781b8cef2955751460adcf38a1fd1

Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”. O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.

Hoje eu quero voltar sozinho

Indicação da Núbia Kikuchi

Hoje_Eu_Quero_Voltar_Sozinho_pôster

Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. 

Cidade de Deus

Indicação da Camila Frueh

CidadedeDeus

Buscapé é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

A Busca

Indicação blog Bibliotecária Leitora

A-Busca

Theo Gadelha e Branca são casados e trabalham como médicos. O casal tem um filho, Pedro, que desaparece quando está perto de completar 15 anos. Para piorar a situação, Theo fica sabendo que Branca quer se separar dele e que seu mentor está à beira da morte. Theo sai em busca do filho sumido e aproveita a viagem para se redescobrir.

Meu passado me condena

Indicação da Luiza Xavier

meu passado

Meu Passado me Condena conta a história de Fábio e Miá. Eles se conhecem há apenas um mês e resolveram se casar. A lua de mel é num cruzeiro do Rio de Janeiro até a Europa. No navio, ela reencontra seu ex-namorado, o bem-sucedido Beto, que está casado com a estonteante Laura, antiga paixão não correspondida de Fábio. Atrapalhados com essa coincidência, Fábio e Miá viverão situações cômicas e embaraçosas numa viagem cheia de surpresas, onde o novo casal corre o risco de arruinar a relação.
queque-triste-do-aniversário-dos-desenhos-animados-47333238

Como é aniversário do cinema brasileiro não vou falar mal, por que no dia do aniversário só pode falar coisas boas…mas ninguém é perfeito então vai ser só um pouquinho, tá? 

E aí, comeu?

Pôster_E_Aí..._Comeu

Não comi e não digeri! Como pode tanto ator bom no mesmo filme e sair isso? Que dó.

Copa de elite

Copa_de_Elite_pôster

Não vou falar nada por que esse blog é acessado por crianças e idosos e não quero faltar com respeito.

Muita calma nessa hora

download (1)

Não bastou ser ruim uma vez, a pessoa foi lá e fez o segundo filme.

Vai que dá certo

vai-que-da-certo-poster

Pois é, não deu certo.

Totalmente inocentes

download

Esse filme foi o responsável por meu namorado não assistir mais filmes brasileiros. Tadinho e ele pagou pra assistir ainda.

Sonhos roubados

sonhosroubados

Não é que seja ruim, ele é inspirado em uma história real e mostra bem a vida das meninas da comunidade, mas achei fraca a história, poderiam ter feito melhor.

separador-lápiz-3

E acabouuuuuu!!! Espero que tenham gostado da lista! E se tiverem sugestões, comenta aqui! 

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

Anúncios

6 comentários sobre “19/06 Dia do Cinema Brasileiro

  1. danielavieira89 disse:

    O palhaço me deu sono kkkkkk
    HAHAHAHAHA os patrocinadores me tiram do sério… eu pulo uns cinco minutos, porque eu sei que vai. Até que a sorte nos separe eu não terminei de ver… minha prima adora! Mas eu ri com o seu “vintage” kkkkkkk
    AUSHSUHSAUHSUHUHAS nunca mais parei de rir é ótimo. Esse filme é ótimo! *-*
    Aaaaah Anaaaa! Esqueci de te falar de um dos meus favoritos brasileiros!! Chama A máquina. É lindo demais, bem estilo Lisbela, O auto da compadecida…

    Curtir

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s