150 anos de Alice no País das Maravilhas!

150 anos de alice

“Deixe-me pensar: eu era a mesma quando me levantei esta manhã? Tenho uma ligeira lembrança de que me senti um bocadinho diferente. Mas, se não sou a mesma, a próxima pergunta é: ‘Afinal de contas quem sou eu?’ Ah, este é o grande enigma.” – Alice no País das Maravilhas.

Nesse mês de Julho, exatamente no dia 4, a louca história psicodélica de Alice no País das Maravilhas comemora 150 anos! Pois é, parece que foi ontem…

E para comemorar essa data, algumas editoras lançaram edições especiais da história, com o intuito de enlouquecer os fãs. Só isso explica. E o mais incrível é que não encontrei as fotos para mostrar aqui. Chateada. Envergonhada.

alice

Foi esse que eu li aos 9 anos 🙂

A história do reverendo Charles Lutwidge Dodgson, popularmente conhecido como Lewis Carrol, até hoje é interpretado de várias maneiras. Mesmo depois de tantos anos, continuam encontrando significados diferentes/obscuros, e nunca saberemos realmente o que o escritor queria passar com esse conto. 

Na minha opinião o escritor não queria criar um conto de fadas, longe disso, ele queria criar uma história que fugia dos padrões de histórias infantis que no final encontramos uma lição de moral. A única lição que aprendi foi de que eu não devo dormir de baixo de uma árvore enquanto minha irmã lê uma história e seguir um coelho branco falante até um buraco.

Na história de Carrol, Alice vai para um mundo onde todos os personagens tem comportamentos estranhos, comem alimentos ‘ duvidosos’ e Alice, uma criança, repreende os adultos por seus maus modos. Sobre o comportamento estranho, acredito realmente que foi uma crítica sobre a sociedade. Para se ter um exemplo, na Era Vitoriana, época em que o livro foi escrito, era falta de educação dizer a palavra ‘ perna’ em público. Tenso heim!

Também temos os momentos de incerteza sobre ela própria, que se pergunta várias vezes ‘quem é ela’, ‘ se o mundo mudou ou ela mudou’, ou ‘ qual caminho deve tomar’. Isso pode ser interpretado como a mudança da fase infantil para o ingresso do mundo adulto, onde costumam surgir várias dúvidas. Freud teria bons argumentos sobre a história.

Citações sobre a história em outros livros:
Saga Fragmentada: “– Você, minha querida, está ficando cada vez mais interessante. Como quando Alice estava na toca do coelho. Nada é como parece.”
Livro Prisioneiros do Inverno – “Alice, Alice. Pergunte a Alice. Alice, que desceu pela toca do coelho.
Onde você está, Alice?”

Sabe o que eu sempre achei engraçado? Como um coelho que é tido como um animal rápido pode estar sempre desesperado por que está atrasado? Gente, se o coelho se atrasa na vida, imagina eu! 🐰🐰

Lewis-Carroll

Lewis Carrol de boas, fingindo uma pose natural.

E aquela história de que Carrol tinha um tipo de relação/afeto sexual com Alice Liddel, a criança que ele usou como inspiração, permanecerá um incógnita para sempre. Espero que seja mentira. Reza a lenda que Carrol gostava muito de crianças e durante uma viagem de navio com a família Liddel, ele contou histórias para entreter as crianças, e na viagem surgiu o País das Maravilhas. Provavelmente ele usou elementos da vida das crianças para criar os personagens e o mundo, assim chamaria a atenção delas. E talvez  a história faça todo o sentido para elas e para nós tudo é estranho. Pode ser né?

O fato é que Lewis Carrol, o matemático gago e tímido, criou um mundo de fantasia que estimula a imaginação de leitores e escritores por 150 anos e isso meu caro amigo, é coisa de gente grande.

Segue alguns exemplos inspirados no País das Maravilhas, para saber mais é só clicar na palavra:

Livro Saga O Lado Mais Sombrio

Livro As Aventuras de Alex na Terra dos Números

Livro Eu Sou Alice – de Melanie Benjamin

Síndrome de Alice no País das Maravilhas

Série Once Upon a Time in Wonderland

Clipe ‘Sunshine’ do Aerosmith 

Eu amo essa história e sem dúvidas é a minha preferida, mas com certeza nunca iria para o País das Maravilhas se tivesse a oportunidade. E vocês, iriam?

Até a próxima!

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

2 comentários sobre “150 anos de Alice no País das Maravilhas!

Conte o que você achou!

