C.L #18 – Livros de Estratégia e Gerenciamento

Olá Oompa-Loompas mais lindos do mundo! 🙂

Hoje o curiosidades literárias está especial, está fugindo do normal, está profissional, está corporativo!

Semana passada me pediram dicas de livros de estratégias e gerenciamento e eu entrei em pânico! Não sei nada sobre isso! Eu li ‘ Quem mexeu no meu queijo’ e até hoje não entendi. Como posso dar dicas?

Daíííííííí…eu lembrei de uma colega de trabalho, a Patrícia Ribeiro, que provavelmente, 80 % da sua leitura consiste nesse gênero. Resolvi pedir ajuda. Pedi uma sugestão e ela me passou várias! Incrível! E como sou legal, mentira, resolvi compartilhar com vocês, vai que…é melhor ter né?!

Vamos lá!

Paixão por Vencer – Jack Welch

paixão por vencer

Paixão por Vencer (Winning) oferece respostas para as perguntas mais desafiadoras com que as pessoas se defrontam no trabalho e fora do trabalho. O objetivo de Welch é dirigir-se a leitores em todos os níveis das organizações. Seu público abrange trabalhadores de fábrica, estudantes universitários e MBAs, gerentes de projetos e executivos seniores. Welch descreve seus princípios básicos em negócios e dedica quase todo o livro ao que realmente importa no trabalho ? como liderar, como contratar e como progredir. Seu propósito é ajudar todas as pessoas apaixonadas pelo sucesso

A Arte da Guerra – Sun Tzu

A-Arte-da-Guerra-de-Sun-Tzu

A Arte da Guerra, do guerreiro-filósofo chinês Sun Tzu, escrito aproximadamente no século II a.C., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar. O texto aplica-se à competição e ao conflito geral, em todos os níveis. Sua meta é a vitória sem luta. Alguns de seus princípios estratégicos são: Vencer todos sem lutar / Evitar a força, atacar a fraqueza / Antes de vencer os outros, vencer a si próprio.  A Arte da Guerra vem sendo utilizado, como uma metáfora, no campo de batalha em que se transformou a concorrência entre as empresas. O livro de Sun Tzu tornou-se um clássico. Hoje, presidentes de corporações, líderes políticos e altos executivos o estão utilizando como manual de marketing.

O Monge e o Executivo 1 e 2 – James C. Hunter

o monge e o executivo

Você está convidado a se juntar a um grupo que, durante uma semana, vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. “O Monge e o Executivo” é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Estratégia Competitiva – Michael Porter

estratégia competitiva

Nota da blogueira: Se esse Porter soubesse como me irritou na faculdade nunca mais aparecia na minha vida rs

Estratégia competitiva’ transformou a teoria, a prática e o ensino da estratégia em todo o mundo. A análise de Porter da indústria captura a complexidade da competição na indústria com base em cinco forças subjacentes. Ele introduz uma das mais importantes ferramentas competitivas já desenvolvidas – as três estratégias genéricas – custo mais baixo, diferenciação e foco, que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico. O autor demonstra como a vantagem competitiva pode ser definida em termos de custo relativo e preços relativos, integrando-a, desse modo, diretamente à lucratividade. Além disso, ele apresenta uma nova perspectiva em relação a como o lucro é criado e dividido. As idéias apresentadas neste livro baseiam-se nos fundamentos subjacentes à competição, independente das especificidades relacionadas à forma como as empresas competem.

Foco – Daniel Goleman

foco

Você está prestando atenção? Ou já se distraiu checando seus e-mails, mensagens, Facebook, Twitter etc.? Resistiu ao impulso de deixar sua mente divagar? Se tiver resistido, muito bem, porque quando você está lendo um texto normalmente fica distraído por mais de 40% do tempo.  Mas quais são os benefícios de ficar focado por um longo período? Uma palavra: sucesso. Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter FOCO. Segundo o autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.
Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.

O Verdadeiro Poder – Vicente Falconi

verdadeiro-poder-vicente-falconi1

O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. O livro relata as experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a AmBev e Sadia, além de sua atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores do INDG.

Gerenciamento do dia a dia da Rotina de Trabalho – Vicente Falconi

gerenciamento de rotina

O objetivo deste livro é prover um ROTEIRO de fácil entendimento para que cada brasileiro possa melhorar o seu gerenciamento. Para tanto, são aplicadas algumas técnicas modernas de comunicação, como o uso intenso de diagramas, da itemização e das palavras-chave. O livro, de fácil leitura, é aplicável às mais diferentes áreas da administração, produção, serviços ou manutenção e tem sido, certamente, um fator de impulsionamento do Movimento da Qualidade no Brasil.

separador-lápiz-3

Se tiverem outras sugestões, comenta aqui!

Espero que tenham gostado e não me agradeçam, o crédito vai todo para a Patrícia!

Até a próxima!

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

Anúncios

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s