C.L #19 Grandes Escritores da Era Vitoriana

Olá pensadores contemporâneos!

Hoje no blog vamos falar sobre história e conhecer escritores muito famosos, referências do universo literário e que começaram a carreira durante a Era Vitoriana. Com certeza muitos de vocês vão se surpreender com a quantidade de literatura de qualidade que surgiu nessa época. Vamos lá!

Antes, só um breve resumo do que foi a Era Vitoriana:

rainha vitoria

Deus Salve a Rainha 👑

A era vitoriana no Reino Unido foi o período do reinado da rainha Vitória, em meados do século XIX, que durou entre 1837 e 1901. Foi uma época de muita prosperidade para o País, o comércio expandiu, as invenções tomaram força e a classe média se desenvolveu. ( Eu disse que era um resumo rs)

Muitos livros e filmes tem influências dessa época, como a saga de livros Alma? de Gail Carriger, A Casa Assombrada de John Boyne, a série televisa Penny Dreadful, os filmes Entrevista com Vampiro, Anna Karenina e Gangues de Nova York.

Caso vocês se interessem, eu aconselho a dar uma olhada nesse período da história, com certeza vão se surpreender tamanha as curiosidades. Ah, vocês sabiam que D. Pedro II chegou a ser apelidado de Rainha Vitória de calças, devido aos seus rígidos padrões morais? Se bem que pensando nisso, podemos imaginar que a frase ‘ faça o que eu digo e não o que eu faço’ , foi feito especialmente para ele.

Mas cadê os autores? Nós viemos aqui pra falar deles né? Pois então vamos lá cabeçudinhos!

Charles Dickens
Charles Dickens

Só vejo oito filho daqui…cadê o restante?

Encabeçando a lista, temos o famoso Charles Dickens, esse barbudinho simpático que teve dez filhos. Em seus textos temos um estilo poético, abordando constantemente uma reforma na sociedade. Ele escreveu a famosa história do ‘Oliver Twist’ em 1846. Em sua sepultura está gravado: “Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo”.

                   Lewis Carol
lewis carrol

Será que eu coloco uma lagarta fumando narguilé?

Em seguida temos esse rapazote que continua dando dor de cabeça pra muita gente hoje em dia devido suas obras e sua vida pessoal. Lewis escreveu a famosa obra ‘ Alice no País das Maravilhas’ em 1982. Sua relação com a jovem Alice levanta suspeitas até hoje e o significado da sua obra mais famosa continua uma incógnita. Além de escritor, ele também era matemático, fotógrafo e professor da Universidade de Oxford. Você pode ler nosso especial clicando em -> Alice 150 anos.

                                                                           George Eliot
240px-George_Eliot

Oh George, meu coração por ti bate…

Esse belo rapaz, na verdade é uma bela moça chamada Mary Ann Evans, que usou um pseudônimo masculino para ter suas obras levadas a sério e também por que queria escrever sobre sua vida intima com seu amante George Henry Lewes. Para você ver que não importa a época, mulher gosta de falar sobre seus relacionamentos. Sua obra Middlemarch foi seu romance mais importante e reza a lenda que foi inspirada pela época em que viveu em Coventry. Neste livro, o leitor encontra convenções morais do século XIX na medida em que Dorothea Brooke (personagem do livro) procura se sentir feliz e realizada apesar de suas frustrações sexuais e intelectuais.

Thomaz Hardy
Thomas hardy

Há! Minhas obras se tornaram clássicas!

O bigodinho aí do lado é considerado o último dos grandes vitorianos. É formando em arquitetura mas depois de ter lançado seu livro ‘Remédios Desesperados’, e ter sucesso, deixou de lado a profissão para se tornar escritor. Passou grande parte de sua vida escrevendo suas obras e só as publicou no fim de sua vida. Seus romances “Tess of the Urbervilles” (1891) e “Judas, o Obscuro” (1895) são considerados clássicos da literatura, mas na época de sua publicação receberam duras críticas, por serem considerados pessimistas e tocarem no assunto da sexualidade. 

               Oscar Wilde
oscar wilde

Falaê gatinho.

No teatro temos o famoso Oscar Wilde. Esse Irlandês todo charmoso mudou-se para para Londres após ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Oxford e passou então a ter uma vida boêmia e extravagante que o levou a prisão por ‘ cometer atos imorais com diversos rapazes’. Enquanto sua vida pessoal era cercada por bafões, sua vida profissional foi um sucesso, pelo menos até sua prisão. Em 1890 escreveu seu único romance ‘ O Retrato de Dorian Grey’ que foi considerado uma obra-prima da literatura inglesa. No teatro algumas de suas obras são encenadas até hoje, as mais conhecidas são Salomé, Um Marido Ideal e A Importância de ser Prudente.

separador-lápiz-3

E acabou! Espero que tenham gostado! Eu gostei e aprendi muito hoje!

Deixei alguém de fora? Conta aqui!

Beijo, outro, tchau!

assinatura ana

8 comentários sobre “C.L #19 Grandes Escritores da Era Vitoriana

Conte o que você achou!