Resenha: A Garota Que Você Deixou Para Trás – Jojo Moyes

a garota que voce deixou para tras

Autor: Jojo Moyes         Editora: Intrínseca
Páginas: 384                  Ano:  2014

Sinopse:

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos
2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

“Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos, os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei na garota que Édouard deixara para trás havia dois anos. Pensei no toque das mãos dele na minha cintura, seus lábios macios no meu pescoço. E fechei os olhos”

Me senti extasiada quando terminei de ler A garota.  É aquele tipo de livro, que como muitos, você só vai descobrir o que realmente aconteceu nas últimas páginas e Jojo Moyes é muito feliz em revelar o que acontece com cada personagem. A autora muda a cronologia da história a todo momento, apesar disso, é muito fácil acompanhar a
história.

A história gira em torno de uma obra de arte intitulada “a garota que você deixou tmp_22401-red hair393205676para trás”.

A primeira parte da história se passa na França em 1916, Primeira Guerra Mundial, mais precisamente no Le Coq Rouge. Os homens estão nos campos de batalha e o Le Coq Rouge é comandado pelas irmãs Sophie e Hélène.

Sophie é uma mulher de personalidade forte, que possui um grande amor pela vida. A cidade onde mora está tomada pelos alemães e vive quase sempre sonhando com comida e lembrando com saudades de seu marido Édouard.

O restaurante do hotel da família de Sophie é designado à fornecer refeições aos alemães. Sem muitas notícias de Édouard, Sophie sofre ao saber que ele fora preso e ela tem um plano para libertá-lo.

Depois de soltar a última mecha do meu cabelo, ele levantou com a mão e a deixou deslizar em seus dedos. Sua quietude era a de um homem com medo de se mexer, um caçador evitando espantar a presa.”

A segunda parte do livro se passa  em Londres no ano de 2006. Liv é viúva, cheia de dívidas, uma pessoa boa, que não tem tido muita sorte na vida. O que liga Sophie a Liv depois de 90 anos é o quadro que Édouard pintou de Sophie, e que Liv ganhara de presente do marido na lua de mel.

Em meio a tristeza e falta que sente de David, Liv conhece Paul, um advogado divorciado. O destino brinca com os dois quando coloca Paul para defender uma ação para restituir o quadro ‘A garota’ à família de Édouard. Liv briga na justiça pelo direito de ficar com o quadro, lembrança de seu falecido marido.

Ao ler A garota eu fiquei realmente curiosa, é um livro que prende a atenção, eu me perguntava quem era Sophie? O que aconteceu com ela? Ela encontra Édouard? Liv fica com o quadro?

” – O que isso ensina a gente, Sr. Mc Cafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes que vencer.

Ele está a venda no Submarino -> http://goo.gl/JGKrhV
E nas Americanas -> http://goo.gl/hIEMXQ

Se você quer descobrir o que acontece, leia e me conte o que achou. Beijocas!

assinatura tábata

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha: A Garota Que Você Deixou Para Trás – Jojo Moyes

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s