12/10 – Dicas de livros para as crianças!

Ninguém nasce com a paixão pela leitura, ela nasce de um estímulo e de um hábito criado por alguém próximo quando a gente é criança, ou vem depois através da leitura obrigatória na escola. No meu caso foi minha mãe que lia pra mim antes de eu dormir e eu também a via lendo muito.

Dia das crianças está aí e é uma ótima oportunidade de presentear um pequeno e estimular a leitura, algo tão importante e maravilhoso. Então, vou dar algumas dicas de livros que li para o meu filho e são ótimos presentes.

Para crianças de até 3 anos: Maria-fumaça (Sam Taplin)

Maria fumaça

Sinopse: Páti e Teco vão passear em uma antiga maria-fumaça, mas há algo errado com o motor.

Esse livro tem sons, o que atrai crianças nessa idade, elas adoram ficar apertando os botões. A história é curtinha, assim a criança não perde a atenção, começa com um passeio de maria-fumaça, e, no meio do caminho, ela quebra, e eles esperam pelo conserto no sítio do senhor Pedro.

Para crianças de 4 a 5 anos: Aladim e a Lâmpada Mágica (Ilustrações de Paul Hess)

aladim

Sinopse: Junte-se a Aladim nesta aventura, descobrindo uma lâmpada mágica, viajando no tapete voador e travando uma batalha com um malvado feiticeiro!

A história de Aladim é um clássico e da forma que foi escrito desperta a curiosidade da criança saber o que vai acontecer na próxima página. Esse livro tem pop-up, que são imagens que parecem saltar das páginas quando abrimos o livro, uma dobradura feita com o maior cuidado, e também tem sons. Um livro assim é melhor nessa idade, pois o risco de rasgar é menor, e as crianças adoram ver a história literalmente saltando das páginas.

Para crianças de 5 a 8 anos: O Homem que Amava Caixas (Stephen Michael King)

O homem que amava caixas

Sinopse: Este livro conta a historia de um homem que adorava caixas e amava seu filho.

A história fala sobre a relação entre pai e filho. Mostra um pai que parece ter mais interesses por suas encomendas que chegam todos os dias do que pelo próprio filho. O final foi surpreendente para o meu filho e mostrou que nem sempre as coisas são o que parece.

Para crianças de 7 a 11 anos: O Coelhinho que Não Era de Páscoa (Ruth Rocha)

O coelhinho que não era de páscoa

Sinopse: Vivinho é um coelho normal. Têm muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho de páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão?

A autora é brasileira, e eu fico muito feliz em prestigiar nossa literatura. Esse livro é ótimo para a criança que está aprendendo a ler, pois as letras são de forma e maiúsculas. A história é envolvente, sobre a profissão que cada um escolhe para si e mostra que nem sempre o caminho que os pais seguiram deve ser o mesmo que os filhos seguirão.

Para crianças de 7 a 12 anos: Como Treinar o seu Dragão (Cressida Cowell)

como treinar o seu dragão

Sinopse: Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos – mas um garoto sem qualquer talento para liderar. ‘Como Treinar o seu Dragão’ conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu – e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.

Esse livro conta a história de Soluço, um garoto que tem por volta de 15 anos, que sonha em ser um caçador de dragões, o leitor acompanha sua jornada em busca do dragão mais impressionante de todos. A história é encantadora e original e o livro tem muitas ilustrações, mas são 224 páginas, é ótimo pra fazer a transição das crianças dos livros infantis para os infanto-juvenis. Outra coisa legal é que é o primeiro livro de uma coleção de doze, ou seja, tem muita história pela frente. Meu sobrinho de 7 anos começou a ler e está adorando. Como sempre, é melhor que o filme.

Para crianças de 10 a 12 anos: O Mistério da Fábrica de Livros (Pedro Bandeira)

o mistério da fábrica de livros

Sinopse: Uma história que mostra o processo fascinante da produção de um livro junto à emoção do primeiro amor de uma menina. Laurinha havia encontrado e agora via desfazer-se o seu primeiro amor. Um namoro inocente que havia sido registrado pela imagem de um coração entalhado no tronco de um eucalipto. Mas até o seu eucalipto tinha sido derrubado.

Mais um autor brasileiro que escreveu excelentes livros infanto-juvenis. Esse livro conta a história do primeiro amor de Laura. Ela faz um coração com as iniciais em um eucalipto, e o chama de “seucalipto”, e um dia a árvore simplesmente some. Em sua busca por “seucalipto”, ela vai parar em uma fábrica de papel e descobre como os livros são feitos. A leitura é simples e prazerosa e estimula o interesse da criança pelos outros livros do Pedro Bandeira (indico todos!). Eu li na minha pré-adolescência e foi um livro marcante para mim, lembro com carinho até hoje.

separador-lápiz-3

Gostaram das dicas? Vamos plantar a sementinha da leitura em nossos pequenos!

Beijocas!

assinatura nova tábata

Anúncios

2 comentários sobre “12/10 – Dicas de livros para as crianças!

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s