Como surgiu o Halloween?

abobora-halloween-1383232831923_956x500

E hoje 31/10 é dia de festa para azamigas! É o dias das bruxas! Beijos!

Apesar de ser uma tradição fortemente americana, aos poucos está sendo inserida no Brasil. Eu concordo? Não. Mas é legal? É simmmmm.

Todos nós conhecemos o halloween por desenhos, filmes, séries…e querendo ou não, acabamos nos aproximando. Mas, você sabe como surgiu? Por que surgiu? Da onde vem? O que comem? Como se reproduzem? Sexta- feira no…tá parei.

A tradição é originária da Irlanda, esse País lindo com gente linda, que ao imigrarem para os Estados Unidos no século XIX , levaram essa tradição para amenizar a saudade de casa e a América gostou tanto, mas tanto, que hoje todos pensam ser uma tradição 100% americana. Copiaram e levaram a fama.

E por que surgiu essa comemoração? Bom, a mais de 2500 anos essa data não era motivo de festa. O povo celta acreditava que no solstício de verão, 31 de Outubro, os espíritos saiam do cemitério para apossar novos corpos e viverem novamente. Como ninguém quer perder a vez de viver, os vivos se vestiam e se pintavam como mortos e decoravam a casa com ossos e frutas apodrecidas, assim eles ‘ enganavam’ os espíritos, já que só iam encontrar mais gente morta pelo caminho. Tá certoooo né.

Ao longo dos anos a tradição foi sendo adaptada, então não tem como saber  o por que de certos costumes. Por exemplo, essa brincadeira do ‘ doce ou travessura’, alguns dizem que na véspera as crianças iam nas casas pedir um ‘ bolo de almas’, era uma fatia normal de bolo e em troca elas rezavam pelos parentes falecidos.  A parte da ‘travessura’ veio depois, durante a perseguição dos católicos na Inglaterra e eles colocaram a segunda parte da frase como uma forma de ironia.

Nabo-de-HalloweenE a abóbora? Esse simbolo tão forte do Halloween? Pois saibam que no começo quem mandava no pedaço era o nabo. O costume vem de uma lenda do Jack O’Lantern, um cara bêbado e grosseiro que tentou enganar o diabo e como castigo fica vagando pelo limbo. Mas como gentileza, o diabo lhe dá um pedaço de brasa para iluminar o caminho. Jack então coloca a brasa dentro de um nabo e sai perambulando. Quando a tradição do folclore foi para a América, eles trocaram a verdura pela abóbora, por que nabos eram raros de serem encontrados.

Segundo a lenda, quem presta atenção e consegue ver uma pequena luz fraca na noite de 31 de outubro, é porque conseguiu ver a passagem de Jack procurando uma saída do limbo em que está preso.

Hoje o significado da festa de Halloween é completamente diferente de séculos atrás. Ninguém reza pela alma do falecido em troca de doce, o nabo tá no escanteio, o Jack deve ter achado a saída do limbo…Hoje o único significado é se fantasiar, festar, começar uma diabete infantil, fazer filme de terror e gastar dinheiro na 25 de março com a decoração 😂. Brincadeira gente! Eu acho super relevante continuar com os costumes. 

Espero que tenham gostado! Mais uma vez aprendi muito e meu nível de cultura deu uma levantada.

Até a próxima!

Beijo, outro, tchau especial hoje!

ana

Fui trabalhar assim ontem! Comemoração do halloween no trabalho! 😀

Anúncios

4 comentários sobre “Como surgiu o Halloween?

  1. Bia Oliver disse:

    Gostei do post Ana, a tradição mudou muito mesmo com o tempo. Mas muita gente ainda comemora, afinal é uma data religiosa. É o ano novo das bruxas e magos (pessoas que cultuam os antigos Deuses). Muita gente comemora este dia fazendo rituais aos deuses e no Brasil há muitos praticantes. Não acho que seja uma tradição americana, claro que nossa maior influência vem deles, mas enfim é um dia mundial e não de apenas um país. É como o Natal, a Páscoa, é o Halloween ou mais propriamente Samhain. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s