Resenha: A Improvável Jornada de Harold Fry, Rachel Joyce

Capa A Improvavel jornada de Harold Fry.indd

Autor: Rachel Joyce     Editora: Suma das Letras Ano: 2013        Páginas: 248

Classificação 3/5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas

Sinopse:

Vencedor do britânico National Book Award na categoria de melhor livro de estreia e finalista do prestigiado Man Booker Prize, A improvável jornada de Harold Fry, de Rachel Joyce, tem como temas centrais os sentimentos de amor, amizade e arrependimento. A autora conta a história do aposentado Harold Fry que numa manhã de sol sai de casa para colocar uma carta no correio, sem imaginar que estava começando uma jornada não planejada até o outro lado da Inglaterra.

Ao receber uma carta de Queenie Hennessy, uma velha conhecida com quem não tem contato há décadas, ele descobre que ela está em uma casa de saúde, sucumbindo ao câncer. Então, Harold Fry escreve uma resposta rápida e, deixando sua mulher com seus afazeres, vai até a caixa postal mais próxima. Ali, tem um encontro casual que o convence de que ele deve entregar sua mensagem para Queenie pessoalmente. E assim começa a peregrinação improvável de Harold Fry.

Determinado a andar 600 milhas de Kingsbridge à Berwick-upon-Tweed, porque, acredita, enquanto caminhar, Queenie Hennessy estará viva, ao longo do caminho, ele encontra personagens fascinantes, que o trazem de volta memórias adormecidas: sua primeira dança com Maureen, o dia do seu casamento, a alegria da paternidade. Todos os resquícios do passado vêm correndo de volta para ele, permitindo-lhe conciliar as perdas e os arrependimentos.

” Ela se lembrava. Após todos esses anos. E mesmo assim ele tinha vivido aquela vida ordinária, como se o que ela tivesse feito não significasse nada. Ele não tentou impedi-la. Não foi atrás dela. Nem sequer disse adeus”

A sinopse é bem completa, então aqui vai apenas as impressões que tive.

Pensa num livro difícil de ler. E não é difícil por ser chato, (ok, algumas partes são) é difícil porque acaba acertando nossas feridas. Em alguns momentos fiquei com vontade de parar a leitura porque sentia o peso do arrependimento junto com o personagem.

Esse é um livro sobre aceitar o passado, se desculpar pelos erros, aceitar que todos são passíveis de errar, se desculpar e conseguir enxergar um futuro, independente da idade.

” – Deixa eu ver se entendi direito. Você vai caminhar para encontrar Quennie Hennessy?
– Vou caminhar e ela vai continuar viva. Eu vou salvá-la.
– Você não pode salvar ninguém do câncer Harold, você não sabe nem cortar o pão sem fazer sujeira. Isso é ridículo.”

Durante a jornada, vulgo caminhada rs, Harold, um recém aposentado,  começa a pensar em como foi sua vida até aquele momento, e o que mais existem são arrependimentos, frases não ditas, atitudes não tomadas…É um livro muito difícil de ler, ainda mais se o leitor tiver seus próprios arrependimentos do passado.

Depois de 89 dias de caminhada temos o reencontro de Harold com Queenie! Confesso que para mim foi uma mistura de choque com decepção.

” Harold pensou nas pessoas que havia encontrado em sua jornada. Eram todas diferentes, mas nenhuma lhe pareceu estranha. Ele pensou na própria vida e em como ela parecia comum para quem via de fora, quando na verdade havia tanta escuridão e tanto conflito.”

” Começos poderiam ocorrer mais de uma vez, ou de formas diferentes. A pessoa pode pensar que está começando algo do zero, quando na verdade o que está fazendo é dar continuidade.” 

Não me arrepende de ter lido, até porque essa leitura me fez abrir os olhos para algumas situações da minha vida.

E vocês já leram? Vão ler? Comenta aqui!

Beijo, outro, tchau!

assinatura nova ana

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: A Improvável Jornada de Harold Fry, Rachel Joyce

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s