Resenha: O Leitor, Bernhard Schlink

o_leitor

Autor: Bernhard Schlink         Editora: Record Páginas: 240                Ano: 2008

Classificação 2/5 ⭐️ 🚍

Á venda l Submarino l Americanas

Sinopse:

Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dickens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michael, estudante de direito, é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.

“Ler em voz alta, tomar uma chuveirada, amar e ficar um pouco mais juntos – este tornou-se o ritual dos nossos encontros”.

Aos 15 anos, aconteceu algo com Michael Berg que ficou guardado para sempre com ele. Algo que marcou sua vida, e que mais tarde isso que era considerado como passageiro se tornaria seu pior pesadelo.

Michael Berg era apenas um adolescente de 15 anos quando conheceu Hanna Schmitz, uma mulher muito mais velha e analfabeta. Suas vidas se cruzam de modo inesperado. Impetuosamente, Hanna fascina o garoto, o qual este pela sua ingenuidade não se esquiva da sedução da mulher.

“Na noite seguinte, me apaixonei por ela. Não dormi direito, senti sua falta, sonhei com ela, pensava senti-la até reparar que estava segurando o travesseiro ou o cobertor”.

Se torna usual na vida de Michael ir se encontrar com Hanna após a escola. Os dois mantém uma relação restrita a sessões de leitura e sexo. Subitamente, Hanna desaparece sem deixar pistas, destroçando o coração do rapaz.

A vida dá muitas voltas, e dessa vez, oito anos depois desse incidente, Michael não tinha imaginado a proporção do inconveniente. Ele, como estudante de direito, assiste a um julgamento pior que homicídio onde Hanna está no banco de réus acusada por um crime em um campo de concentração nazista. Ao se por diante desta situação, Michael percebe que há muitas coisas que a mulher omite, e que essa acusação, por alguma razão, poderia ser uma fraude.

Não apenas perplexo, mas com muita mágoa, o garoto assiste as sessões do julgamento. Ninguém naquela sala tinha a menor noção do que Michael Berg sabia sobre Hanna, pois ele guardava um segredo que poderia ser revelado, mudando o curso de toda a história. Basta saber qual decisão Michael tomaria.

“(…) Eu continuava sendo culpado. E se não fosse culpado porque a traição a uma criminosa não pode tornar uma pessoa culpada, era culpado porque tinha amado uma criminosa”.

Sobre o Filme

o-leitor-livroInterpretando Hanna Schmitz, temos a belíssima Kate Winslet, mais conhecida pelo papel de Rose no filme Titanic. Ela está incrivelmente linda e talentosa. Esta chegou a ganhar vários prêmios pela interpretação. Dentre eles está o Oscar, mais conceituado prêmio de cinema americano. Já Michael Berg foi interpretado quando adolescente por David Kross, o qual tinha apenas 17 anos quando o filme foi gravado, assentindo o diretor Stephen Daldry a lançar o filme apenas após a maioridade do menino.

Sobre a fidelidade ao livro, devo dizer que não saiu muito fora dos padrões. Assista ao trailer abaixo:

Espero que essa resenha tenha aguçado a curiosidade de vocês. Ressalvo que este é meu ponto de vista, assim, abro um caminho para que vocês sintam-se a vontade e comentem quando e o que quiserem, pois a opinião de todos é valida!

Obrigada pela leitura!

assinatura nova luiza

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha: O Leitor, Bernhard Schlink

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s