C.L #29 – O que são livros de distopia?

Um dos meu gêneros literários favoritos é a tal da distopia. Até um tempo atrás eu não conhecia esse termo e encaixava ele na ficção. Mas aí você diz ” Ana, é a mesma coisa!”. E ai eu digo ” não é não, amadinho”. 

E o post de hoje é sobre isso: o que são livros de distopia?

Para quem não conhece, aqui está a oportunidade de aprender. Para quem já conhece, aqui está a oportunidade de falar que eu escrevi besteira hahaha

Vamos lá!

distopia

Primeiro, vou colocar uma lista de livros que se encaixam no gênero, vocês vão entender logo de cara: 

SILO_1393363529P

partialsREINICIADOS_1362663881Ba-selecaodivergente


doadorA_RAINHA_VERMELHA_Revoluc_a_o dos bichos(2)

 

 

 

 

 

 

Delírio-Capa

CAPA-Sob-o-Céu-do-Nunca

DestinoFeios_Capa

 

 

 

 

 

Pode colocar na lista também, Jogos Vorazes, Legend, Startes e Mazze Runner. Ah os oitos primeiros livros indicados tem resenha no blog, é só clicar na capa!

Na distopia encontramos uma sociedade que vive oprimida, em total desigualdade, tem medo do governo, são exploradas e vivem em meio a ignorância e falta de informação. Ela pode se passar no futuro  ou no passado, mas grande parte das histórias se passa no futuro e/ou conta que no passado houve uma guerra ou um levante, alguma coisa do tipo e desde então o sistema mudou.

Nesse gênero dificilmente a personagem principal será fraca, é por isso que eu adoro esse gênero literário. A personagem sempre vai á luta para conquistar o que ela deseja, e muitas das vezes as consequências não são nada boas. As personagens de distopia possuem caráter forte, e uma personalidade definida – ou que vai se definindo cada vez mais através da narração. Normalmente são mulheres, uhul, e  estão na adolescência, entre 14 a 18 anos.

É possível ver que alguns desses acontecimentos são reais, que nós vivemos algumas das situações descritas, mas é retratado de forma exagerada nos livros.

Por exemplo, as manifestações em São Paulo. Na saga ” Reiniciados”, tudo começou com manifestações que saiam do controle e a cidade ficava destruída. Para acabar com isso o governo criou uma lei para reiniciar o cérebro de adolescentes que eram pegos causando a desordem. Ao invês de prender, eles apagavam a memória, davam uma segunda chance e o individuo era monitorado 24 horas por dia. E se escorregar nas leis, daí colega, adiós. Faca na caveira.

Outro exemplo é na saga ” Silo”. Os países não entravam em acordo e uma guerra estava prestes a começar. Um país cria uma arma biológica letal para destruir os Estados Unidos. O governo americano para não sair perdendo, constrói abrigos subterrâneos, seleciona pessoas para viverem nesses abrigos e destrói o mundo todo com uma arma biológica mais poderosa. Pronto. Agora quem quiser viver deverá seguir as regras do abrigo.

Até hoje fico pensando no que seria de mim se houvesse um governo opressor (ou até mesmo um ataque zumbi).

Resumindo, para identificar uma distopia basta verificar se:

  • Existe um governo opressor.
  • Existe um personagem principal adolescente de personalidade forte.
  • Existe diferenças sociais gritantes e
  • Violência generalizada.

É isso pessoal, espero que tenha ajudado!

Esqueci de citar algo? Comenta aqui!

Até a próxima.

Beijo, outro, tchau!

assinatura nova ana

Anúncios

5 comentários sobre “C.L #29 – O que são livros de distopia?

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s