Especial semana da mulher! Frida Khalo

Nessa terça-feira, dia 08 de Março vamos comemorar o dia internacional da mulher, e como eu sou exagerada, achei um dia pouco coisa para comemorar a maravilha que é ser mulher. Então, aqui no blog teremos um semana inteira dedicada a nós!

E hoje começamos com ela, a moça da sobrancelha grande que causou rebuliço no México, nos Estados Unidos e melhor dizendo, no mundo!

Frida Khalo

frida1Frida nasceu em 1907 no México, e foi uma grande pintora da sua época. Foi uma revolucionária, comunista e patriota declarada. Se envolveu inclusive com Leon Trotsky, um revolucionário russo que ficou abrigado em sua casa durante um exílio. A vida de Frida foi marcada por tragédias e lutas, e tudo isso foi passado para suas obras. Quando criança contraiu poliomelite e como sequela ficou com uma perna deformada. Depois aos 18 anos, sofreu um acidente de bonde que quase a matou e deixou com várias complicações que a acompanharam por toda a vida. Ela precisou fazer em torno de 35 cirurgias após o acidente e ficou acamada por meses. Foi nesse período que ela começou a pintar seriamente, um em particular ficou muito conhecido, chama-se “Auto-retrato com vestido de Terciopelo”.

Quando se conhece o trabalho de Frida o que é notável é que grande parte de suas obras são auto retratos. Quando questionada do porque a resposta foi:

“Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.

frida e diego

Frida e Diego

Três anos depois do acidente ela conhece Diego Rivera, seu futuro marido e grande amor e fdp. A relação deles foi muito tumultuada, cheia de brigas e adultérios. Diego era muito famoso no mundo artístico, um grande artista, e isso atraia muitas mulheres, ele por sua vez se envolvia com essas mulheres sem nenhum sentimento de culpa e deixava Frida arrasada. Ela por sua vez começou a ter casos extraconjugais, inclusive com mulheres. Um dos casos de Diego foi com a própria cunhada.

Frida tentou engravidar, mas o acidente do bonde deixou seu útero com sequelas, não conseguia seguir com a gravidez.  Uma das maiores tristezas da sua vida foi exatamente isso, não conseguir engravidar. Constituir uma família era um de seus sonhos.

“Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas que teriam preenchido minha vida pavorosa”.

Em 1939 ela tem sua primeira exposição individual e com o sucesso é levada para Paris onde conhece outros grandes pintores, como exemplo Pablo Picasso. Ela foi a primeira pintora a ter um quadro exposto no Museu do Louvre. 

fridaNos anos seguintes ela é convidada para dar aulas de arte na escola La Esmeralda, é eleita membro do Seminário de Cultura do México e ganha o Prêmio Nacional de Pintura concedido pelo Ministério da Cultura do México com sua obra ” Moisés“. Também nesse período ela começa a usar um colete de ferro por causa da coluna, passa longos momentos no hospital e tem a perna amputada na altura do joelho.

Lendo o diário de Frida vemos que ela tentou o suicídio e tinha simpatia pela morte. Durante essa fase da amputação da perna ela escreveu:

”Amputaram-me a perna há 6 meses, deram-me séculos de tortura e há momentos em que quase perco a razão. Continuo a querer me matar. O Diego é que me impede de o fazer, pois a minha vaidade faz-me pensar que sentiria a minha falta. Ele disse-me isso e eu acreditei. Mas nunca sofri tanto em toda a minha vida. Vou esperar mais um pouco…”.

Como a maioria dos grandes artistas, Frida morreu prematuramente, aos 47 anos, com suspeita de overdose, mas no óbito consta embolia pulmonar. E junto ao corpo foi encontrado o bilhete que dizia:

“Espero a partida com alegria…e espero nunca mais voltar…Frida”.

Ficou longo o post né? Mas como falar pouca coisa de uma artista tão polêmica e que nos dá tanto a dizer? E olha que não escrevi tudo o que queria hahaha

Espero que tenham gostado e amanhã tem mais!

Beijo, outro, tchau!

assinatura nova ana

4 comentários sobre “Especial semana da mulher! Frida Khalo

Conte o que você achou!

