Como surgiu o dia da mulher?

Antes de você sair por aí dizendo que o dia das mulheres é uma data criada pelas empresas apenas para ganhar dinheiro com presentes, saiba que além de mão de vaca, você está muito enganada (o)!

protesto dia da mulherO dia da mulher foi criado em homenagem as mulheres que prostetaram por melhores condições de trabalho, elas trabalhavam mais que os homens, ganhavam menos e sofriam diversos abusos.

O primeiro prostesto registrado aconteceu dia 08 de Março de 1957 em Nova Iorque e foi reprimido com extrema violência.

Mas o grande acontecimento, que levou essa data a ser lembrada até hoje, foi durante um prostesto de mulheres numa fábrica textil, também nos Estados Unidos. Estima-se que 129 mulheres foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas.

Depois dessa trágedia outros protestos ganharam força. Em 1908, 15 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque exigindo direitos iguais e direito ao voto, foi nesse protesto que teve a queima dos sutiãs, lembra?

Outros países entraram na luta por seus direitos, como exemplo a Rússia. As coisas lá foram tão violentas que precipitaram a Revolução de 1917.

E depois de todo esse sofrimento, luta e gritaria, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da dia da mulher2Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.  Hoje a celebração  perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.

Então hoje dê os parabéns para as mulheres, lembrando as conquistas que elas tiveram e que muitas delas foi conquistadas por mulheres que morreram em busca de igualdade.

Se hoje sua esposa, mãe ou filha pode votar, estudar, ter o direito de expor as opiniões é porque tiveram mulheres que lutaram por isso. Não menospreze essa luta. As mulheres merecem parabéns todos os dias.

E parabéns para todas as leitoras do blog!

assinatura nova ana

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Como surgiu o dia da mulher?

  1. Andréia Maressa disse:

    legal. sempre refletindo sobre o porque das coisas!
    acho importante lembrar que existem diversos tipos de lutas das mulheres.

    enquanto mulheres brancas lutavam para ter direitos iguais no trabalho, mulheres negras da casa grande, ou escravizadas de alguma forma lutavam, para não serem obrigadas a trabalhar.

    lembre-se que esse feriado é internacional. não se deve menosprezar, claro. mas podemos pensar em diversas realidades…mulher não é uma coisa só. são mulheres, lutando em diversas frentes.

    é nois!

    Curtido por 1 pessoa

Conte o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s