Resenha: A vida sabe o que faz, Zibia Gasparetto

a-vida-sabe-o-que-faz

Autor: Zíbia Gasparetto – Editora: Vida e Consciencia – Ano: 2011 – Páginas: 310

Classificação 4/5 ⭐️ 🚍

Compre aqui l Submarino l Americanas

Sinopse:

Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. No decorrer desta história apaixonante, passada entre Brasil e Itália, logo após a segunda guerra mundial, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor.

“- …Cada um tem seu próprio processo de seguir adiante e não temos como apressá-los. Vamos confiar na vida, que sabe melhor do que nós conduzir as pessoas para onde devem ir. A conquista da felicidade é de responsabilidade pessoal e intransferível.”

O livro se passa em São Paulo no período pós 2ª Guerra Mundial. Conta a história de Isabel e Carlos. Isabel é uma mulher alta, corpo benfeito, cabelos castanho-claros, ondulados e na altura dos ombros. Há 5 anos seu amor Carlos havia partido para a guerra e não retornara. Acreditando que ele havia morrido, ela decide seguir em frente ao conhecer o médico de olhos cor de mel Gilberto.

Mas como diz a música cuidado com o destino, ele brinca com as pessoas. Carlos reaparece depois de tanto tempo e acredita que Isabel o espera com o mesmo amor e os mesmos planos. Contudo, ela não corresponde aos sonhos dele.

No tempo em que esteve longe, Carlos havia sido prisioneiro do exército russo, após ser livre e ter perdido seus documentos, começou a trabalhar e juntou dinheiro para comprar sua passagem de volta. Ao saber sobre Gilberto, ele acredita que Isabel o havia traído, julgava-se vítima das circunstâncias e merece ser feliz.

Isabel sente-se a pior das pessoas por acabar com todas as esperanças de Carlos, mas o que podia fazer se amava Gilberto? E como foi difícil contar a verdade à Carlos, ainda mais com toda a família dele ao redor, achando que eles iriam era se casar.

“- Esse é um assunto delicado. A vida é muito difícil de entender. Eu, que no consultório luto para restabelecer a saúde das pessoas sem às vezes conseguir vencer a morte, tenho me perguntado o porquê de tanto sofrimento. Comecei a notar que as pessoas que têm fé enfrentam as doenças, a dor e a morte com mais coragem.”

Carlos decide que irá usar todo o conhecimento que adquiriu e irá trabalhar, fazer fortuna e provar para Isabel que é melhor que Gilberto. Ele recebe dinheiro do exército e compra roupas elegantes, vai até uma joalheria oferecendo seu trabalho como representante, deseja vender os produtos no exterior. Consegue o emprego após impressionar o dono ao falar em russo, contando suas experiências.

Nesse meio tempo, Gilberto pede Isabel em casamento. E resolve levá-la à Pouso Alegre – MG, para finalmente conhecer sua família, seus pais Glória e Alberto, e seu irmão Nivaldo. Ela vai com ele e sua prima Dalva.

Em Pouso Alegre, são recebidos muito bem, mas logo Isabel percebe que há um clima desagradável entre os pais de Gilberto. Ao longo de sua estadia lá, ela descobre que há muito tempo seus sogros vivem em um casamento de fachada e Alberto mantém um relacionamento extra conjugal com Alda.

Após trabalhar durante algum tempo na joalheria, Carlos vai para Paris conseguir novos clientes. E assim inicia seu trabalho no exterior, seguindo com seu plano de tornar-se rico para depois reconquistar Isabel. Quando segue para Milão, algo vindo de vidas passadas acontece que prova que não era para Carlos ficar com Isabel.

“- As atitudes das pessoas revelam como elas veem a vida. Ao nos interessarmos por alguém, é bom prestar atenção à forma como essa pessoa pensa e avaliar se nos convém manter um relacionamento. É ilusão pensar que mais tarde ela possa mudar. Essa forma de pensar sempre custa muito caro. As pessoas só mudam quando elas querem.”

Eu gostei muito de ler esse livro, é curioso ver como era antigamente, o romance regado a galanteios, coisas como a moça não poder viajar sozinha com o namorado, o preconceito contra mulheres divorciadas. O livro também mostra o quanto o destino interfere em nossas vidas e que às vezes é melhor deixar a vida tomar seu rumo sem ir contra.

A vida sabe o que faz é um romance leve, com uma pequena dose de espiritualidade, e realmente uma lição de vida. Beijocas!

assinatura nova tábata

Conte o que você achou!